1a. prova do BJCP no Brasil

on 29 de maio de 2011

Os candidatos a jurados do BJCP fizeram a prova em Porto Alegre, com a supervisão dos já certificados Martín Boan e Carolina Pérez, ambos da Argentina.

A primeira prova do BJCP aplicada no Brasil foi feita no sábado, dia 28 de maio.  Entre os corajosos candidatos, estava eu, que realmente acredito que a organização e estrutura do BJCP irá ajudar e muito em competições e avaliações de cervejas (principalmente caseiras) aqui no Brasil.

Não sabe o que é o BJCP?  CLIQUE AQUI 

A prova consistia de 10 questões teóricas (com peso de 70% da prova) e 4 amostras de cervejas, que totalizam os outros 30%.  Para passar na prova, 60%.  Notas acima de 70% e 80% recebem rankings mais elevados.  São 3 horas-limite que a princípio parecem bastante, mas é praticamente o fator principal que define a nota.  "Um bom jurado tem que saber avaliar cervejas e ser o mais conciso possível", segundo Gordon Strong, presidente da organização.

Antes da prova, instruções e mais instruções.  Ficamos aproximadamente 1h30 discutindo e levantando nossas dúvidas, que o Martín e a Carolina responderam pacientemente.  Com tudo pronto e com pão e água para ajudar a limpar o palato entre as amostras, começamos a prova.  Durante a prova, e a cada meia-hora, recebíamos amostras para analisar de acordo com um estilo pré-determinado.  Eles foram:  Bohemian Pilsner, American Pale Ale, Robust Porter e English Barley Wine.  Poderiam ter defeitos, poderiam estar fora do estilo ou poderiam ser excelentes.  Cabia a nós jurados corretamente analisá-las, destacar os aspectos positivos e negativos, dar sugestões para melhorar os defeitos ao cervejeiro e dar uma nota geral para cada cerveja.  Quanto menor a diferença de pontuação dada pelos candidatos às avaliações dos examinadores (no caso o Martín, Carolina e Leonardo Sewald), melhor a nota.  Além dessa diferença, os quesitos de percepção, descrição e feedback também serão contabilizados na nota prática.  

Candidatos "sofrendo" durante a prova
Com tão pouco tempo, muitos de nós não conseguimos completar todas as questões, eu inclusive.   Resta agora aguardar a correção e o recebimento das notas, que pode demorar bastante.  As provas são enviadas para os EUA e divididas entre 2 examinadores, que não se conhecem e não tem conhecimento dos candidatos.  Elas então são minuciosamente corrigidas e comparadas entre esses dois avaliadores, chegando em uma nota final.

A impressão geral entre todos os candidatos é que tal prova, inédita no Brasil, é de suma importância para o desenvolvimento da cultura cervejeira, para melhorar o nível das avaliações e feedback para os cervejeiros caseiros.  Já estamos mirando em uma segunda prova, e para isso grupos de estudo seriam interessantes.  A organização e estruturação de competição também foram estudadas por todos nós.  Estaremos aplicando nossos conhecimentos para os futuros concursos aqui no Brasil.

4 comentários:

Rodrigo Campos disse...

Oi Philip,

Eu estava com muita vontade de fazer uma prova do BJCP. Infelizmente em POA ficava muito longe para mim além de que concordo com você ser necessária uma preparação prévia, estudo. Soube da prova muito em cima da hora. Quem sabe faço em outra oportunidade. Tudo pelo amor à cerveja! Espero que dê certo para vocês e assim possamos ter mais oportunidades aqui no Brasil.

Abraço.

Phil disse...

Rodrigo, com certeza haverá mais oportunidades. Eu mesmo estarei entrando em contato com a organização do BJCP para tentarmos ver uma 2a. prova por aqui. E os moldes da prova está para mudar. Será primeiro uma prova pela internet e depois a degustação apenas...

Andrea Bonavigo Calmon disse...

Olá,

estive olhando o calendário de provas do BJCP e não hámais nenhuma agendada para este ano no Brasil. De houver númeor suficiente de pessoas ainda seria possível haver uma outra data?

Abraço,
Andréa Calmon

Phil disse...

Andréa, eu já entrei em contato com o BJCP e a princípio consegui uma data para outubro de 2012. Eles tem muitas provas e não tem como agendar para antes.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
AD DESCRIPTION