"Ingenuidade, talvez, mas eu nunca irei entender como religião pode ser uma base real de conflito, pois seguramente todas as religiões tem em seu âmago uma mensagem de amor e paz. Mesmo assim existem tais disputas entre fés e até mesmo entre doutrinas - veja os recentes episódios na igreja episcopal fundada em intolerância ao clero feminino e ao homossexual.
Seria tão diferente então algumas pessoas buscarem me negar o prazer silencioso do meu copo de cerveja? Pois certamente enquanto eu a estiver apreciando pacificamente, sem excessos e sem prejudicar eu mesmo ou a outros, não seria um aspecto simples e inocente da realidade de Deus? Ou então como C.S. Lewis escreveu
Um indivíduo cristão pode julgar apropriado abdicar de todos os tipos de coisas por razões especiais - casamento, ou carne, ou cerveja, ou cinema; mas no momento que ele começa a dizer que as coisas são ruins por si mesmas, ou a torcer o nariz aos outros que as usufruem, ele tomou o caminho errado.Então no meu mundo cervejístico, que eu tolere esse povo que gosta de suas cervejas enxarcadas de lúpulo do mesmo modo que eu espero que eles tolerem a habilidade devotada das grandes cervejarias em fazer lagers suaves tão consistementemente bem. Que eu tolere aqueles que se regozijam em cervejas expostas ao sol de modo que cheiram a gambá enquanto imploro que eles reconheçam o meu gosto por ales mornas e sem gás em um pub londrino. E que os bebedores de vinho desse mundo saibam que eu sou totalmente tolerante de sua bebida preferida do mesmo modo que espero que eles permitam minhas próprias exaltações.
E da mesma maneira que ambos possamos tolerar brancos e negros, gays e heteros, ricos e pobres. Reconheçamos que a humanidade idêntica reside tanto no presidente quanto no mendigo, tanto no CEO quanto no faxineiro; no homem, na mulher, na criança."
Texto extraído do livro Beer Is Proof God Loves Us: Reaching For The Soul Of Beer And Brewing, de Charlie Bamforth
2 comentários:
Phil, que animal que está o seu blog.
Parabéns !
Muita informação interessante, layout agradável, textos bem escritos, ótimos videos.
Abraço
Giuliano
Valeu...estamos aí, meio que aos trancos e barrancos e mês com 8 postagens e no seguinte, nenhuma; Viva essa minha liberdade de poder escrever o que eu quero e quando eu quero!
Postar um comentário